18

É possível viver sem o petróleo?

Posted by Oficina de Redações on 19:55

Oi caras! Um bom tempo sem atualizar, hein?! A seguir uma redação com o tema da UFMG 2008.

Resumindo: Com base nas informações contidas nesses quatro trechos e em seu conhecimento de mundo, REDIJA um artigo de opinião, respondendo à pergunta-título da reportagem: É possível viver sem petróleo?
Apresente argumentos relevantes e coerentes, que justifiquem seu ponto de vista.

Lá vai:

É possível viver sem o petróleo?

Sabe-se que o petróleo é um combustível fóssil e é matéria-prima de diversos produtos industriais. Porém, a sua utilização gera problemas sérios ao ambiente devido à produção excessiva de poluentes, assim como, a sua não utilização podem gerar ‘rombos’ na economia mundial. Diante dos problemas ambientais, do aumento do preço, dentre outros fatores, o mundo se ‘prepara’ para viver sem o petróleo. Empresários, produtores, defensores do ambiente buscam alternativas para a uma possível substituição.

Embora não seja uma tarefa fácil e, talvez ineficaz do ponto de vista de muitos, a não utilização de tal combustível deve ser uma questão a ser adotado o mais cedo possível. Olhando para o lado energético de sua produção, pode-se afirmar que o Brasil já atua nessa ‘substituição’. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o nosso país utiliza apenas 37% do combustível na sua energia primária. Logo, se os pólos industriais utilizarem de energias limpas e renováveis nas suas produções, além eliminar o uso do petróleo, ajuda na redução de gases poluentes que resulta numa vida mais saudável e duradoura para a população. Um exemplo claro ocorre em Minas Gerais, no município de Betim, um pólo da indústria automobilística e petroquímica é também modelo nacional no uso de energias limpas.

Percebemos que não é necessária apenas a busca por combustíveis ‘limpos’, mas também, buscar uma vida mais ‘sadia’. O Brasil caminha para esse bem, como nos exemplos citados, e na variação da substituição da gasolina pelos biocombustíveis. Logo, é possível sim, a vida sem o ‘ouro negro’, atuando primeiramente de maneira racional no que diz respeito ao consumismo e, consequentemente, vivendo ‘o lado sustentável’ da vida.


Espero que tenham gostado, comentem!!!!

Bianca Gonçalves, beijos, até mais.


18 Comments


Uau!Ficou mara amiga!
Quando eu crescer quero ser igual a você![120248024654]

uiahisuhasa,
beeeijo.


muito bom amigaa :))

vou divulgar tbmm :))

bjuu


ÓTIMA REDAÇÃO, CARA! =D
Como sempre fico elogiando, críticas podem ser construtivas, né? =D
Vejamos...

"Porém, a sua utilização gera problemas sérios ao ambiente devido à produção excessiva de poluentes, assim como, a sua não utilização podem gerar ‘rombos’ na economia mundial. "

Na verdade, é a má utilização que gera sérios problemas. Os problema que uma verdadeira e equilibrada utilização causariam seriam irrelevantes. E ele é um combustível que causa sérios problemas mas também nos traz benefícios se bem utilizado. Pense nesse trecho.

Eu teria cuidado também com as "aspas" em excesso. Nada em excesso é bom, né? =D

"a não utilização de tal combustível deve ser uma questão a ser adotado" Um pequeno errinho de concordância :D
"Uma questão a ser adotada." A não utilização combina com o verbo.

Adorei os dados que vc colocou no texto, na verdade, seria maravilhoso se na prova a gente lembrasse deles. Seria ótimo!

É isso. Super parabéns, vc escreve MUITO bem, viu?
Estou aqui dando uma pequena corrigida porque é bom às vezes, sempre temos algo a melhorar.

Beijo, querida, vc é demais!
Vanessa.


No decorrer do seu texto, observa-se excesso nas aspas(vc poderia tirá-las substituindo-as com outras palavras que têm o mesmo significado). Você se apegou demais a expor os pontos negativos e positivos do Petróleo e não respondeu, em suma, o que o tema propôs. Gostei dos dados que você expôs. Cuidado com os erros de concordância... tenta começar o texto com outras palavras, porque esse SABE-SE tá manjado(opinião pessoal, rs).
No entanto, está bem fundamentado seu texto e a gente vê que vc domina o assunto, parabéns!


Primeiramente meus agradecimentos à você querida Vanessa. Realmente esse meu texto não ficou legal e além do que, usei termos MANJADOS e em excesso as aspas. Errei em algumas concordâncias...
Quero agradecer, também, ao Wilker que mostrou precisamente as minhas falhas.(fugi um pouco do tema sim, rs -- SABE-SE é manjado, né?!)
No mais, obrigaaaadaaaço!!

Bianca Gonçalves.


Existem muitos elementos que nos remetem ao uso do petróleo; Contudo, há que se buscar uma solução alternativa... o ideal seria esta possibilidade e a substituição por alguma outra fonte renovável!

Seguindo!

;D


NÃO ESTOU AQUI PARA CRITICAR SUA REDAÇÃO...
MAIS EVITE USAR FIGURAS DE LINGUAGEM EM REDAÇÕES..
POIS EM CERTOS TIPOS DE CONCURSO, É PONTO PERDIDO NA CERTA....

EX: O BRASIL ESTÁ CAMINHANDO....OBS: O BRASIL NÃO TEM PERNAS PRA CAMINHAR...
MAS FICOU BOA...


NÃO ESTOU AQUI PARA CRITICAR SUA REDAÇÃO...
MAIS EVITE USAR FIGURAS DE LINGUAGEM EM REDAÇÕES..
POIS EM CERTOS TIPOS DE CONCURSO, É PONTO PERDIDO NA CERTA....

EX: O BRASIL ESTÁ CAMINHANDO....OBS: O BRASIL NÃO TEM PERNAS PRA CAMINHAR...
MAS FICOU BOA...


Ficou muito boa!!


muito boa sua redaçao gostei muito isso serve para o brasil caminhar mais pra frente


foi bom podia ser melhor


ficou otima sua redaçao meu professor deu esse tema pra gente e sua redaçao foi referencia para mim depois de dez anos sem estudar sua redaçao me ajudou muito obrigado


Ficou legal só teve um erro,O brasil caminha ...


Eu estou lendo tenta faz uma redação...


1)Escreva uma redação de 20 linhas,sobre interesse em atuar na areia de petróleo gás descrever suas experiencia em relação o tema,e não esqueça de convencer o leitor até contratar. Me ajuda preencher essa redação.............


Melhor impossível, meus PARABÉNS!!!
Estou apaixonada por esse blog <3 Rs


ajunda muito


e ficou bem legal mais o uso de figuras de linguagem que voce usou interferiu na redacao!

Postar um comentário

Copyright © 2009 Oficina de Redações All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates