23

Vamos falar + sobre ÉTICA!

Posted by Oficina de Redações on 11:51



Oii galêrêê! :)
Então, resolvemos essa semana falar muuuuuuuito mais sobre ética, um tema que foi bem visto no ano passado e que aborda vários outros temas em sua linha de raciocínio.
Para dar continuidade, vou postar a minha redação do ENEM 2009, que teve como tema:
"O indivíduo frente à ética nacional."
Lá vai:


Ética = Corrupção?

A ética é um elemento que participa diretamente na formação do caráter de um indivíduo. Sendo formada de maneira eficaz pode contribuir para a constituição de um bom cidadão de maneira nacional e, até mesmo, global. Por conseguinte, nem sempre se vê essa ética formada integralmente, ou seja, há meios externos – por exemplo – que podem afetar no caráter de um indivíduo, influenciando-o, alienando-o, de modo a torná-los sem o chamado “ufanismo”. Até que ponto mídia, políticos e os próprios cidadãos podem alienar os “seus companheiros”?

A TV é um meio de comunicação utilizado para transmitir informações – como política, economia, esportes, cultura – de maneira geral. Mas nem sempre é utilizada com tais benefícios, ou seja, não são usados de modo responsáveis e éticos para transmitir suas respectivas notícias. Logo, acabam iniciando, às vezes “sadiamente”, a corrupção – alienando os “telespectadores”. Por isso, para acabar com tal mazela – em longo prazo – seria necessário investimentos na formação acadêmica dos profissionais para que estes tenham a capacidade de criar sua opinião própria e que tenham bom censo. Já, em médio prazo, uma solução seria a não aceitação para tais áreas, de profissionais sem formação acadêmica devida para atuar no setor.

Outro tipo de alienação à ética do indivíduo ocorre na política. Quando nos deparamos com cenas de corrupção política é clara a ocorrência dos “bordões” como “SÃO TODOS CORRUPTOS”, embora não se comprove tais fatos e atos. Logo, para quebrar com tal selo, é primeiro necessário o conhecimento geral sobre o assunto – no caso a política – para não haver julgamentos precipitados à nossa pátria.

Portanto, para acabar com as mazelas relacionadas à ética que resultam – de maneira geral – na corrupção, é clara a solução em investimentos na educação do país, para que haja cidadãos com maior capacidade de formação de opiniões e maior bom senso.

##############

A redação não está 100% original, pois copiei do meu rascunho. Na hora pode ter havido outras modificações. Mas, está 99,98% igual!!
Pra finalizar, eu tive como nota de correção do ENEM
875.0 de 1000.

Espero que tenham gostado do post,

Bye bye!

Oficina de Redações, Bianca Gonçalves.

23 Comments


Nossa!Quem escreveu a redação está de parabéns, realmente o texto foi digno da nota. Adorei o blog e continuem com essa ideia que é ótima!
Beijos e abraços, Nina :)


Show de bola essa habibis, viu? :DD
NÊSSA!


Puuutz que redação é essa?
Redação digna de aplausos=)
Parabéns meeeeeeeesmo Habibbs;)

Lady Gaga.


kkkkkkk,
que nada júlia!


Larga de show que vc não é a xuxa!


Enem 2009?



ficou ótima!


Legal cara, muito bom mesmo.

Geodisson Nathan says:

muito bom esse post ...

By :Geodisson Nathan


Não entendi o título, ou melhor, não consegui relacioná-lo com o sentido do seu texto.

"Por conseguinte, nem sempre se vê essa ética formada integralmente, ou seja, há meios externos – por exemplo – que podem afetar no caráter de um indivíduo, influenciando-o, alienando-o, de modo a torná-los sem o chamado “ufanismo”."
- Que meios são esses?! Não entendi o emprego da palavra UFANISMO.

"Logo, acabam iniciando, às vezes “sadiamente”, a corrupção – alienando os “telespectadores”. "
- Exemplifique. Não há necessidade do emprego das aspas na segunda palavra.

"Por isso, para acabar com tal mazela – em longo prazo – seria necessário investimentos na formação acadêmica dos profissionais para que estes tenham a capacidade de criar sua opinião própria e que tenham bom censo. Já, em médio prazo, uma solução seria a não aceitação para tais áreas, de profissionais sem formação acadêmica devida para atuar no setor."
- Você acha que a não capacitação dos profissionais tornam a TV um agente alienador?! Não seria ao contrário? Eles são "estudados" demais para conseguir tal objetivo.

" Quando nos deparamos com cenas de corrupção política é clara a ocorrência dos “bordões” como “SÃO TODOS CORRUPTOS”, "
-Não há necessidade do uso das aspas na primeira palavra.

"Logo, para quebrar com tal selo, é primeiro necessário o conhecimento geral sobre o assunto – no caso a política – para não haver julgamentos precipitados à nossa pátria."
- Eu achei meio utópico. O sistema político brasileiro está cada vez mais decadente e ultrapassado... esse seria um bom argumento nesse trecho...


ótima conclusão, a educação ainda é a mola-mestra da sociedade e precisa de atenção especial. Porém, disserte mais, desenvolva mais sobre isso.


Parabéns!

Bianca Gonçalves. says:

Caro Wilker, a palavra UFANISMO estava presente na coletânea da respectiva prova.A intenção era relacioná-la ao texto com o significado que corresponde a falta de nacionalismo(com uma certa aspas).Já a utilização das aspas em "sadiamente" e "telespectadores" achei necessário para seguir o meu raciocínio e o meu ponto de vista.
Nos meus primeiros argumentos utilizados, não ficou muito claro à você; a ideia é de que muitas emissoras(generalizando totalmente), não procuram saber se os profissionais tem a formação acadêmica devida para atuar no setor.Ou seja, são colocados os chamados profissionais "incompententes" (desculpa a utilização das aspas) para fazer um trabalho que não lhe cabe.
Na questão da política brasileira, é certo de que ela está decadente.Porém numa prova do ENEM o candidato não pode oferecer recursos que machuquem a "PÁTRIA AMADA".

Por fim, obrigada pela suas críticas. A conclusão achei boa mesmo, concordo com você.

Valeu aí.


Dissertar sobre a questão política brasileira machuca a Pátria Amada? Se o argumento que você usar e as possíveis soluções que tu oferecer acerca do tema forem plauzíveis, isso se torna um agente que vai até te ajudar no decorrer da defesa de sua tese.

Eu não tinha entendido o sentido da palavra UFANISMO, porque não estava com a proposta de redação em mãos. Creio eu que a banca examinadora tbm não estará, logo, o texto deve dar sentido a cada palavra escrita, já que o mesmo tem como por objetivo informar.

Na questão as aspas, se eu fosse você, evitaria ao máximo, pois quando vc as substitui por palavras que tenham o mesmo significado, só que com uma carga interpretativa maior, acaba sendo bom, pois a ironia será feita de forma mais cabível e a crítica melhor estruturada.(Só é uma dica).

Eu sei que existe profissionais incompetentes no ramo televisimo, só que na área da passagem de informação váários elementos são analisados e não creio que nenhuma emissora colocaria um indivíduo despreparado para assumir esse cargo. Elas(as emissoras), querem que todos pensem assim como vc, só que, são em pequenos detalhes que fazem a diferença. Talvez uma "frase idiota" dita em uma novela ou jornal, para nós possa ter um efeito, em contrapartida, para outras pessoas não. Televisão é jogo de idéias, convencimento, alienação.

É isso, espero ter ajudado.

Beijos.


existem profissionais*

Bianca Gonçalves says:

Obrigada!
Não queria entrar em discussão com você.(com advogado não dá, rs)
Só quis mesmo mostrar as minhas opiniões a respeito.

Valeu aí, ajudou bastante!


Analisando o seu título com o desenvolvimento da redação e o "TEMA" proposto pelos mesários está totalmente em desordem. Você praticamente fugiu do assunto. Não quero falar mau de sua redação pois ficou excelente mais para outro tema de redação, contudo, sua nota foi merecedora, até mesmo podendo tirar 1000 se o tema - como comentei antes - fosse vinculado no tema de ÉTICA SOCIAL, até mesmo em MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
Parabéns.

Obs.: Só coloquei meu ponto de vista, para que você possa aproveitar e tirar proveito do que eu disse!
Abraço!


Pra você ver como todo mundo está sujeito a um erro de ortografia - ainda que se saiba escrever, muitas vezes há o confronto de palavras,e que, por sua vez, só é esclarecida frente à utilização do dicionário, mesmo que esteja presente ao vocabulário e/ou 'seleção de palavras' do seu universo pensante.


AMEI A REDAÇAO!


muito bom


horrivel'


um pouco confusa.
boa.


um pouco confusa.
boa.


A proposta de intervenção é uma das cinco competências do ENEM, logo, na minha opinião, você deveria abordar mais agentes, como a sociedade, a família e a própria mídia, que você citou em seu texto. Como esses meios, além do governo, poderiam ajudar a disceminar a ética e não formar cidadãos corruptos?


.,.,.,.,.,..;..;.;.;

Postar um comentário

Copyright © 2009 Oficina de Redações All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates