ENEM 2009.1
Sábado corrido, postagem bem rápida. Redação bem velha, mas deem suas opiniões. Estou precisando de toques, para que possa melhorar. Bom, o tema é do ENEM 2009 da prova vazada.
Com os fortes avanços na área social, pesquisas, tecnologias, a expectativa de vida aumenta gradativamente. Um fenômeno que ainda é realidade de países com altos índices de desenvolvimento, tornou-se indicativo de uma qualidade de vida almejada por muitos países. Por conseguinte, as necessidades de investimentos e valorização ao idoso são importantes para um convívio melhor entre as pessoas de todas as faixas etárias.
O aumento do número de idosos de uma região deve-se pela redução de natalidade e aumento da expectativa de vida, o que pode resultar na redução da População Economicamente Ativa (PEA) e, por fim, o aumento nos gastos públicos. Ou seja, os programas de seguridade social como a aposentadoria, que dependem efetivamente da contribuição dos trabalhadores economicamente ativos, acaba sendo desfavorecido e gerando grandes pressões sobre as instituições, como – por exemplo - uma greve na Previdência Social.
Há também, um aumento na demanda por serviços de assistência hospitalar, entretanto, em países que são pouco favorecidos economicamente – países pouco desenvolvidos – há uma carência clara desses serviços. Logo, deve haver investimentos nos setores públicos como o SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.
Portanto, programas voltados a esse público – como lazer, turismo e outros – são alvo de um melhoramento na economia do país, além de ajudar ativamente na vida física e mental dos idosos.
Bianca Gonçalves, beijos, até breve!