3

ENEM 2009.1

Posted by Oficina de Redações on 18:30


Sábado corrido, postagem bem rápida. Redação bem velha, mas deem suas opiniões. Estou precisando de toques, para que possa melhorar. Bom, o tema é do ENEM 2009 da prova vazada.

TEMA: VALORIZAÇÃO DO IDOSO.

Com os fortes avanços na área social, pesquisas, tecnologias, a expectativa de vida aumenta gradativamente. Um fenômeno que ainda é realidade de países com altos índices de desenvolvimento, tornou-se indicativo de uma qualidade de vida almejada por muitos países. Por conseguinte, as necessidades de investimentos e valorização ao idoso são importantes para um convívio melhor entre as pessoas de todas as faixas etárias.

O aumento do número de idosos de uma região deve-se pela redução de natalidade e aumento da expectativa de vida, o que pode resultar na redução da População Economicamente Ativa (PEA) e, por fim, o aumento nos gastos públicos. Ou seja, os programas de seguridade social como a aposentadoria, que dependem efetivamente da contribuição dos trabalhadores economicamente ativos, acaba sendo desfavorecido e gerando grandes pressões sobre as instituições, como – por exemplo - uma greve na Previdência Social.

Há também, um aumento na demanda por serviços de assistência hospitalar, entretanto, em países que são pouco favorecidos economicamente – países pouco desenvolvidos – há uma carência clara desses serviços. Logo, deve haver investimentos nos setores públicos como o SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.

Portanto, programas voltados a esse público – como lazer, turismo e outros – são alvo de um melhoramento na economia do país, além de ajudar ativamente na vida física e mental dos idosos.


Bianca Gonçalves, beijos, até breve!


3 Comments


uauuu! tô adorando o blog, realmente dá pra tirar muitas dicas de como escrever melhor.
parabéns!

bjuuuuu,Prih!


a valorizaçao do idoso começa em casa .Na velhice, todas as faculdades físicas enfraquecem. Os olhos já não enxergam como antes; os passos agora são lentos e, muitas vezes, precisam do apoio de bengalas; os ouvidos já não ouvem bem; os dentes já não são fortes como antes; os braços já não podem fazer força... o corpo dói com facilidade porque os músculos são frágeis e todos os órgãos já estão cansados. Facilmente, a doença se instala.sem falar no grande aumento economico...


ñ gostei da sua redação....ta bom de melhorar..bjs mais a intensão é o q vale

Postar um comentário

Copyright © 2009 Oficina de Redações All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates